WhatsApp%20Image%202020-11-09%20at%2007.
Buscar
  • Saulo Rocha

TERAPIA É PARA MIM?


Há muito tempo atrás, no final do século XIX e início do século XX Sigmund Freud utilizou o termo histeria para determinar as neuroses vividas por mulheres daquela época. Naquele período, a psicanálise estava em seu início e muitas descobertas foram realizadas, fazendo que ao longo de décadas, a evolução da psicologia nos alerte para o fato de que há mais camadas em nossa personalidade além das que conseguimos enxergar com nossas lentes borradas da percepção.


No momento em que escrevo este artigo, estamos em 2020 e o mundo em intensa globalização e crises gera mais tensões com as quais temos que lidar durante toda a vida. Pense bem, se muitos conceitos evoluíram com o conhecimento, a tecnologia tem proporcionado estilo de vida completamente diverso daqueles com os quais nossos antecessores estavam acostumados, é normal que hajam tensões.


Desde a descoberta de neuroses de nomenclaturas variadas até os dias atuais, muitos nomes foram incrementados à lista de mal do século. Há pouco tempo atrás falávamos no stress. Hoje convivemos com depressão, angústias, ansiedade ao passo que sentimos a inescapável necessidade de sermos felizes e vivermos vidas plenas.


Como alcançar essa plenitude tão ansiada? Não há uma resposta categórica e pronta. A extrema verdade é que viver é um processo e podemos atravessá-lo com mais ou menos consciência. Esse é o grande benefício da terapia.


Fazer terapia é muito mais que resolver um problema pessoal, é o caminho de autoconhecimento. E, nesse sentido, terapia é para todos, pois enxergar a realidade passa pela nossa compreensão de mundo, nossas vivências e mesmo da parte que não acessamos: o tão falado por aí, inconsciente. Estabelecer as conexões com nosso eu interno trará liberdade para lidar com as questões do cotidiano e se sentir mais completo ou completa. Sendo, assim: sim! A terapia é para você! E para toda e qualquer pessoa que queira atravessar a jornada do eu.


 

Saulo Rocha – Psicólogo Clínico. CRP 02/16069.

#psicologia #terapia #psicologo #psicologorecife #psicologiarecife



46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo